1.6 - Mais de Um
Enquanto o sujeito de que participa a expressão (menos de dois) leva o verbo ao plural, o sujeito formado pelas expressões (mais de um ou mais que um), seguidas de substantivo, deixa o verbo de regra no singular:
Mais de um sujeito correu no meio da multidão.
Quando tais expressões vêm repetidas, ou quando nelas haja idéia de reciprocidade, o verbo deve ser empregado no plural:
Mais de um velho, mais de uma criança não puderam fugir a tempo.
Mais de um deputado se ofenderam na abertura da sessão de ontem.
Quando tais expressões vêm repetidas, ou quando nelas haja idéia de reciprocidade, o verbo deve ser empregado no plural:
1.7 - Nomes Próprios
Em se tratando de nomes próprios, a concordância deve ser feita levando-se em consideração a ausência ou a presença do artigo. Sem o artigo, o verbo deve ficar no singular. Quando há artigo no plural, o verbo deve permanecer no plural.
Minas Gerais produz o melhor pão de queijo do país.
As Minas Gerais são inesquecíveis.
Quais de nós são / somos capazes?
Alguns de vós sabiam / sabíeis do caso?
Obs.: Nos casos em que o interrogativo ou indefinido estiver no singular, o verbo ficará automaticamente no singular:
Qual de nós é capaz?
Algum de vós fez isso?
João é uma das pessoas que me procuraram.
Marcio é um dos que mais estudam.
O verbo poderá ser deixado no singular, quando este se aplicar apenas ao ser de que se fala, ou quando se deseja destacar o indivíduo do grupo:
Este é um dos jogadores brasileiros que mais se destacou na partida.
1.8 - Pronome Interrogativo ou Indefinido Plural
Quando o sujeito for um pronome interrogativo ou indefinido plural (quais, quantos, alguns, poucos, muitos, quaisquer, vários) seguido de (de nós ou de vós), o verbo poderá concordar com o primeiro pronome (na terceira pessoa do plural) ou com o pronome pessoal.
Obs.: Nos casos em que o interrogativo ou indefinido estiver no singular, o verbo ficará automaticamente no singular:
1.9 - Pronome Relativo Que
Quando o sujeito for o pronome relativo que, a concordância em número e pessoa deverá ser feita com o antecedente desse pronome:
Fui eu que paguei a conta.
Fomos nós que construímos a casa.
1.10 - Pronome Relativo Quem
Quando o sujeito for o pronome relativo quem, pode-se utilizar o verbo na terceira pessoa do singular ou em concordância com o antecedente do pronome:
Fui eu quem pagou / paguei a conta.
Fomos nós quem lavou / lavamos a piscina.
1.11 - Um dos que, uma das que
Quando o sujeito é "um dos que" ou "uma das que", os escritores modernos preferem o plural.
O verbo poderá ser deixado no singular, quando este se aplicar apenas ao ser de que se fala, ou quando se deseja destacar o indivíduo do grupo:
1.12 - A maior parte de, grande número de, etc.
Sendo o sujeito uma das expressões quantitativas (a maior parte de, parte de, a maioria de, grande número de, etc.), seguida de substantivo ou pronome no plural, o verbo poderá ir para o singular ou para o plural, conforme se queira destacar a idéia de conjunto ou a idéia individual:
A maior parte dos homens estão trabalhando hoje.
A maioria das crianças recebeu essa notícia com alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário